A Zona Oeste do Rio de Janeiro vem se desenvolvendo cada vez mais graças aos investimentos do setor imobiliário. Morar em Guaratiba é uma ótima opção para quem está em busca de sossego, tranquilidade e mais contato com a natureza.
A região guarda um típico ar de interior, mesmo estando localizada em uma das cidades mais urbanas e populosas do país, e oferece um roteiro que vai muito além das tradicionais praias do litoral carioca.
Está planejando uma mudança para o bairro? Tem interesse em conhecer mais sobre o lugar? Neste post, vamos mostrar como é morar em Guaratiba e as principais dicas sobre a região. Acompanhe a leitura!
Localização de Guaratiba
Guaratiba se localiza na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente na baixada sul da serra da Grota Funda, a cerca de 2 horas do centro. O local marca o início da Restinga de Marambaia, faixa que se estende até o bairro de Mangaratiba.
Guaratiba é uma ampla região composta por três bairros principais: Barra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O local é composto por manguezais, canais fluviais navegáveis e que dão acesso à Baía de Sepetiba e à restinga de Marambaia.
Na verdade, Barra de Guaratiba é um bairro fronteiriço (43 km de extensão) com a Restinga de Marambaia, um restrito onde o acesso é permitido apenas com autorização da Marinha ou Exército Brasileiro. Apesar da restrição de entrada, é possível observar a região de Barra de Guaratiba e a Restinga de Marambaia por meio de mirantes, como a famosa Pedra do Telégrafo.
Informações gerais sobre Guaratiba
Guaratiba tem uma área total de 13.950 mil hectares. A população estimada é de cerca de 150 mil habitantes. Em decorrência de sua grande extensão, Guaratiba faz fronteira com os bairros de Sepetiba, Santa Cruz, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Cosmos, Inhoaíba, Campo Grande e Barra de Guaratiba.
A região antes era ocupada por engenhos de açúcar, rapadura e um grande canavial, meios que garantiam o sustento dos moradores e propiciaram o desenvolvimento da região. O bairro abriga a famosa igreja Nossa Senhora do Desterro, construída à beira-mar e tombada pelo IPHAN como um verdadeiro patrimônio histórico nacional.
Vantagens de morar em Guaratiba
Está em busca de uma região segura e tranquila para viver com a sua família? Conheça, a seguir, as razões que comprovam as vantagens de morar em Guaratiba.
Tranquilidade da região
O local não faz parte do roteiro tradicional praiano carioca que abrange as praias da Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Por isso, não é uma região ainda muito conhecida por turistas. Sendo assim, você consegue desfrutar de mais tranquilidade e sossego.
Belezas naturais
A região conta com várias praias paradisíacas, com águas limpas apropriadas para o banho e amplas áreas verdes. A região é palco de uma beleza incrível. O contraste formado pelo verde da Mata Atlântica e o azul do mar forma uma paisagem incrível e que encanta turistas e moradores.
Opções de lazer
Guaratiba oferece muitas alternativas de diversão. As opções de lazer mais famosas são as trilhas que levam ao topo de rochas, como a Pedra do Telégrafo e a Pedra do Elefante. Além disso, há várias opções de atividades para se praticar ao ar livre, como o wakeboard.
Praias Selvagens
O passeio até às praias selvagens é imperdível e, apesar do nome, as praias são tranquilas e indicadas para o banho de mar. No entanto, para chegar lá é necessário ter disposição e condicionamento físico, uma vez que o local somente é acessado por meio de trilhas íngremes, de nível fácil a moderado.
Rapel na Pedra da Tartaruga
Esse esporte vem ganhando popularidade nos últimos anos e se tornou uma verdadeira sensação em Guaratiba. O rapel na Pedra da Tartaruga atrai aventureiros que estão em busca de adrenalina e desejam apreciar uma vista panorâmica de tirar o fôlego das praias selvagens.
É importante mencionar que o rapel é do tipo negativo, ou seja, o praticante não apoia as pernas e pés na superfície. Ele fica pendurado por meio da corda de rapel e vai descendo lentamente e apreciando o visual do lugar.
Stand Up Paddle na restinga de Marambaia
As águas tranquilas da Restinga são o cenário ideal para a prática de SUP. Existem pequenos comerciantes locais que alugam a prancha. O melhor de tudo é que você não precisa de experiência para começar a praticar.
Trilha da Pedra do Telégrafo
A famosa trilha leva a um lindo mirante, de onde se tem uma vista sensacional da Restinga da Marambaia, as Praias Selvagens, a Praia de Grumari e até mesmo a Pedra da Gávea. O percurso apresenta algumas subidas íngremes, mas o nível é considerado fácil. Com certeza, o esforço vai valer a pena!
Mobilidade urbana
Apesar de ser distante do centro da cidade e com menos opções de acesso, é possível se locomover para Guaratiba por várias maneiras. A região conta com cada vez mais opções de mobilidade, como o Túnel da Grota Funda, a via expressa Transoeste e o BRT Transoeste.
Além disso, dá para chegar à Guaratiba de carro. Caso você saia do centro da cidade, o indicado é pegar a Linha Amarela. Por sua vez, se você estiver saindo da Zona Sul, o indicado é ir pela Autoestrada Lagoa Barra no sentido Barra da Tijuca.
Se ainda não conhecer muito bem o local, o recomendado é utilizar um aplicativo de mobilidade, como o Waze. Também existem opções de transporte público que levam até a região, como metrô e ônibus.
Guaratiba é uma região muito recomendada para pessoas que buscam segurança, conforto, tranquilidade e mais qualidade de vida. O local conta com um crescente comércio e boas opções de bares e restaurantes com preço justo. A tendência é de crescimento significativo nos próximos anos, uma vez que o local vem atraindo os olhares de investidores do setor imobiliário.