Confira os prós e contras de morar em apartamento!

6 minutos para ler

Você conhece as vantagens e desvantagens de morar em apartamento? Tem gente que gosta tanto de prédios que sequer cogita viver em outro tipo de moradia. No entanto, há quem não abra mão de uma casa. Fato é que, como se trata de uma decisão que impacta na qualidade de vida e bem-estar de toda a família, deve-se, além de contar com uma boa imobiliária, ponderar muito bem antes de fazer a escolha.

Para ajudar, levantamos os principais aspectos de residir em um apartamento. São argumentos imparciais, sobre os quais vale a pena refletir antes de se mudar para o seu próximo imóvel. Confira!

Seu estilo de vida “cabe” em um apartamento?

Existem apartamentos e apartamentos. Alguns são mais amplos do que muitas casas. Geralmente, ficam em empreendimentos com infraestrutura de lazer completa, além de serem bem localizados.

Mas também há aqueles que servem, basicamente, como dormitórios. Com metragens enxutas, poucos móveis e eletrodomésticos são suficientes para mobiliá-los.

Nesse caso, o que à primeira vista pode parecer ruim, na verdade faz bastante sucesso com um nicho de público. Os studios são muito procurados por quem trabalha, estuda e tem uma vida corrida — ou seja, passa a maior parte do tempo fora do lar.

De qualquer maneira, esses 2 exemplos provam que não existe um único tipo de apartamento ideal. Por isso, antes de fazer uma escolha, é preciso conhecer suas demandas e avaliar se o imóvel em vista se adéqua ao perfil dos futuros moradores.

Quais são as vantagens de morar em apartamento?

As vantagens de morar em apartamento são muitas — desde que, como mostrado, o imóvel corresponda às necessidades e desejos dos respectivos moradores. Sendo assim, destacamos alguns fatores que contam pontos a favor dos condomínios verticais. Conheça-os a seguir!

Mais segurança

A portaria 24 horas garante o controle de acesso dentro do condomínio, impedindo a entrada de visitantes ou prestadores de serviço não identificados. Além disso, as equipes de porteiros são cada vez melhor treinadas. Seja presencial ou remotamente, caso suspeitem de algum movimento, eles não demoram a acionar a polícia.

Empreendimentos de médio e alto padrão têm, ainda, outros diferencias. Normalmente, contam com muros altos, cercas eletrificadas, portões eletrônicos, serviço interno de ronda, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, iluminação com sensor de presença nas calçadas e um projeto paisagístico que privilegia a segurança, entre outros elementos.

Limpeza e manutenção em dia

Limpeza e manutenção em diaCuidar da área externa de uma casa dá bastante trabalho. Quem não quer ou não tem tempo para fazer as tarefas relacionadas à limpeza, manutenção das estruturas e jardinagem, acaba gastando por conta uma quantia, relativamente alta, para manter o quintal, churrasqueira, piscina e demais itens de lazer.

Já nos apartamentos, há uma equipe contratada para fazer a zeladoria diariamente. E para que o custo não exceda o orçamento do prédio, as verbas e prioridades são definidas em assembleia, conforme o entendimento da maioria.

Vale ressaltar, ainda, que contar com profissionais para realizar esses serviços facilita a vida dos moradores. Além disso, os cuidados em dia ajudam a valorizar o imóvel no mercado imobiliário.

Preço mais baixo

Apartamentos costumam custar menos do que casas de metragens semelhantes, na mesma região. E mesmo que os moradores tenham de pagar a taxa condominial, essa se reverte em uma série de benefícios, sejam para a conservação ou melhoria do empreendimento, sejam para o bem-estar e a segurança dos condôminos.

Além disso, nos prédios é possível fazer o rateio das despesas ordinárias e possíveis imprevistos. Dessa forma, os custos não pesam sobre uma única pessoa. Além do mais, a preocupação sobre como realizar esses serviços fica a cargo da administradora.

Outro aspecto relevante é que os apartamentos tendem a ser melhor localizados do que as casas, evitando que os moradores desperdicem muito tempo no trânsito. Isso, principalmente, no caso de empreendimentos de médio e alto padrão.

Lazer completo

Lazer completoMedo da violência, vias congestionadas, gastos elevados com alimentação e passeios fora do lar estão entre os problemas que acometem quem vive nas cidades. Isso fez nascer uma tendência que privilegia o lar, para não ser necessário sair em busca de divertimento.

Por exemplo: com a correria do dia a dia, exercitar-se no condomínio facilita a rotina. Por isso, academias de ginástica dos melhores empreendimentos contam com diversos equipamentos. Quem desejar pode, inclusive, contratar um personal trainer e ter aulas particulares a poucos metros de casa.

Já para quem tem filhos, os benefícios são muitos! Nos condomínios há opções de diversão para todas as idades, como piscinas, playgrounds, quadras poliesportivas, salões de jogos, cinemas, churrasqueiras, espaços gourmets, entre outras estruturas. Sem falar nos laços de amizades construídos entre os pequenos vizinhos.

Quais são as desvantagens de morar em apartamento?

Como nem tudo são flores, algumas pessoas apontam pontos negativos de morar em apartamentos. Entre as desvantagens mais citadas por quem vive ou já viveu em prédios, destacam-se:

  • privacidade reduzida, tanto por conta da vigilância por câmeras de monitoramento quanto pela proximidade entre os apartamentos e a convivência mais intensa com os vizinhos;
  • regras restritivas, pois é preciso seguir as determinações do regimento interno, com uma série de normas para o convívio e bem-estar coletivo;
  • problemas com a vizinhança, principalmente por causa de barulhos no período correspondente à lei do silêncio (vigente no condomínio) e reclamações relacionadas aos animais de estimação.

Como tomar uma decisão à prova de arrependimentos?

Na hora de escolher um modelo de imóvel ideal, planejamento e análise de cenários são as melhores estratégias para uma tomada de decisão efetiva. O primeiro se refere à forma como pretende pagar o bem e, a segunda, ao momento em que o negócio será realizado (com maior ou menor demanda imobiliária).

Assim, procure por uma boa oportunidade! Se você está certo de que se dará bem ao morar em um apartamento, direcione sua busca para uma unidade que se encaixe no seu orçamento e nas suas necessidades — atuais e futuras, mesmo que, ainda, sejam só expectativas. Para acertar, encontre um imóvel que seja compatível com seu estilo de vida, bem como dos demais moradores. Acredite: os benefícios serão sentidos no dia a dia de toda a família!

E então? Este artigo ajudou você a refletir? Para ficar por dentro dos temas mais importantes relacionados à compra do seu futuro lar, assine nossa newsletter!

Posts relacionados