5 principais benefícios de morar em um condomínio fechado na capital do Rio de Janeiro

6 minutos para ler

É cada vez mais comum que as pessoas prefiram morar em condomínio fechado na capital do Rio de Janeiro, já que esse tipo de moradia proporciona mais privacidade para todos os moradores, segurança para a família e qualidade de vida.

Além disso, a família pode usufruir de mais espaço, conforto e infraestrutura do condomínio, como piscina, área com churrasqueira para festas, sauna, academia, entre outros. Assim, os indivíduos prezam por mais sossego, tranquilidade e bem-estar.

Para saber mais sobre as vantagens de morar em condomínio fechado na capital do Rio de Janeiro, continue a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Mais segurança

1. Mais segurançaPara ter qualidade de vida é fundamental contar com segurança em casa, não é mesmo? Assim, é uma preocupação a menos na correria do dia a dia agitado. Dessa maneira, quem dá valor a essa característica em uma residência deve investir em um imóvel em condomínio fechado.

A maior parte dos condomínios oferece segurança com portaria 24h, todos os dias, incluindo os fins de semana. Além disso, todo o local conta com monitoramento por meio de câmeras de segurança, muros altos com cerca elétrica, ronda noturna interna e externa. Tudo isso para preservar a segurança de todos os moradores da melhor forma possível.

2. Privacidade para os moradores

2. Privacidade para os moradoresContar com mais privacidade nesse tipo de moradia é um dos fatores que contribuem para a popularidade das residências em condomínio fechado. Afinal, desse modo, os ambulantes, os entregadores e os outros vendedores não terão acesso direto à sua residência. Além disso, a casa não fica visível para todos, como é o caso das casas em rua aberta.

A moradia fica exposta apenas para os vizinhos e os seus visitantes dentro do próprio condomínio. Vale ressaltar que toda a família terá sua vida mais reservada, uma vez que não haverá vizinhos em cima da casa, nem dividindo parede, como é o caso de um prédio com apartamentos.

Logo, a intimidade de todos será preservada, refletindo em uma vida com mais tranquilidade, sossego e bem-estar. Com certeza, é um modelo de moradia ideal para quem preza por uma vida com quietude e em que a sua intimidade é resguardada.

3. Estrutura para as crianças se desenvolverem ativas

3. Estrutura para as crianças se desenvolverem ativasAo constituir uma família com crianças, é comum optar por uma casa em condomínio fechado, pois, dessa forma, os pequenos poderão ter mais privacidade, segurança e espaço para brincar, certo? Tenha em mente que ter mais espaço para as atividades das crianças é um grande benefício desse tipo de moradia.

Afinal, elas poderão correr, interagir com outras crianças, praticar atividades físicas, como tênis, basquete, vôlei e futebol. Além disso, em alguns locais, é comum que a comunidade do condomínio contrate serviços de professores de natação, por exemplo. Com isso, os pequenos aprendem a nadar enquanto se divertem.

Essa ação também é muito vantajosa para os pais, uma vez que eles podem aprender os ensinamentos sobre natação ou, se preferirem, montar uma turma de hidroginástica. Com isso, ninguém terá mais desculpas para manter uma vida sedentária!

4. Área em comum preservada

4. Área em comum preservadaComo morador, você não precisará se preocupar em consertar eventuais reparos que a área em comum do condomínio necessite. A administração do condomínio será a responsável por providenciar a manutenção técnica adequada. Outros serviços também serão cuidados apropriadamente, como:

  • a limpeza do chão;
  • a retirada do lixo;
  • a conservação das áreas sociais e de lazer;
  • os serviços de jardinagem;
  • a limpeza da piscina;
  • entre outros.

Porém, é essencial ter em mente que é dever dos moradores respeitar os bons costumes e seguir as Convenções de Condomínio e os Regimentos Internos que estipulam os deveres e os direitos da convivência de todos.

Como resultado, é possível garantir um entendimento em conjunto mais harmônico e prazeroso. Além disso, todo o ambiente em comum será preservado e conservado por todos, evitando, com isso, a sua deterioração por sujeira, falta de zelo ou com a prática de vandalismo.

5. Senso de comunidade entre os vizinhos

Morar em condomínio traz um senso de coletividade, já que a convivência com os vizinhos é inevitável. Além disso, muitas vezes o seu filho faz amizade com outras crianças do local, que são filhos de outros vizinhos. Consequentemente, surge um espírito de bairro e de união, em que as datas comemorativas muitas vezes são feitas em união, como dia das mães e dos pais, dia das crianças, confraternização de fim de ano e etc.

Com isso, amizades são desenvolvidas e laços são fortalecidos a longo prazo. Ou seja, no decorrer do tempo, as crianças vão para a escola de carona, criando, assim, um revezamento para levar e buscar os pequenos entre os pais.

No caso de conflito entre vizinhos, o ideal é apostar sempre no diálogo para que a comunicação seja a chave para resolver qualquer desavença que possa ocorrer. O ideal é evitar discussões e valorizar o respeito e consideração em todas as hipóteses.

Dessa forma, fica mais fácil manter a boa convivência porque, no caso de algum problema, tem-se a certeza de que a conversa virá primeiro para depois se chegar a uma solução que satisfaça todas as partes que se sentirem lesadas.

Lembre-se que, ao escolher o condomínio ideal para você e sua família, é essencial pesquisar a localidade do imóvel, a sua infraestrutura, verificar a convenção do condomínio e, assim, estabelecer se o custo-benefício é vantajoso em relação às suas expectativas.

Para evitar dores de cabeças e problemas durante esse processo todo de pesquisa até o fechamento do negócio, o recomendado é contar com a ajuda de uma imobiliária, que poderá ajudar você da melhor maneira possível por meio de um profissional qualificado e especializado nesse assunto. Desse modo, é possível garantir um resultado que traga só satisfação e felicidades para todos os envolvidos.

Agora você já sabe quais são as principais vantagens de morar em um condomínio fechado na capital do Rio de janeiro. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível. Portanto, conte conosco!

Posts relacionados