Comprar imóvel em condomínio em fase de legalização vale a pena?

3 minutos para ler

Quando estamos negociando um imóvel, é muito comum encontrar cenários complicados e que geram muitas dúvidas, seja comprando ou vendendo. Em muitas dessas situações, o imóvel acaba se encontrando irregular e não sabemos se vale a pena comprar.

Neste artigo, vamos responder essa questão sobre a compra de imóveis ou terrenos de condomínios em fase de legalização. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda melhor.

Como funciona a compra e venda de imóveis?

Antes de abordar o tema principal do nosso artigo, é muito importante compreender como funciona a compra e venda de imóveis. Ao comprar, é essencial que a pessoa interessada analise a matrícula do imóvel.

Esse documento pode ser facilmente obtido no cartório de registro de imóveis onde está registrado o imóvel. Nele, é possível ver o histórico de proprietários, se já foi dado como garantia, penhorado e quem é o atual proprietário.

Confirmado o proprietário e o interesse na venda, ambas as partes assinam uma Escritura Pública de Compra e Venda no cartório de notas. Depois, essa escritura é levada ao Cartório de Registro de Imóveis para efetuar seu registro.

A mudança de proprietário só se efetiva após o registro da nova escritura em cartório. É importante ter essa informação bem clara guardada em mente, pois enquanto essa escritura não é oficializada, o antigo proprietário continua com a posse daquele imóvel.

Logo, contrato particular de promessa ou compromisso de venda não têm qualquer valor em uma compra ou venda de imóveis. Servem apenas como uma promessa por parte do vendedor.

Quais são os benefícios de comprar em condomínio em fase de legalização?

É claro que os imóveis sem a legalização completa podem ser negociados e, para quem gosta de arriscar, pode ser muito vantajoso. Os riscos de uma negociação de um imóvel sem escritura trazem alguns benefícios para seu comprador.

Quais são os benefícios de comprar em condomínio em fase de legalização?

Comprar em um condomínio ou terreno que está em fase de legalização pode significar preços muitos mais baixos quando comparados aos imóveis legalizados. Esse benefício tem como contrapartida uma negociação sem a mesma segurança de um imóvel totalmente legalizado.

A dica é pagar o menor valor possível, pois certamente será necessário o investimento de uma grande quantia para regularizar a escritura do imóvel.

Como comprar imóveis em fase de legalização com segurança?

Agora que você já compreendeu como funciona a compra e venda de imóveis e sabe todos os riscos de seguir em uma negociação de um imóvel ainda em fase de legalização, que tal optar por um caminho mais seguro?

É possível comprar imóveis ou terrenos em condomínio em fase de legalização sem qualquer tipo de risco. A maneira correta é realizar todo o processo de compra com uma imobiliária de confiança, como a 15000 Imóveis. A segurança e a privacidade são garantidas.

Entre em contato com a 15000 Imóveis e não perca a chance de realizar o seu sonho de ter o seu imóvel ou terreno. Fale com a gente pelo WhatsApp ou entre em contato pelo Fale Conosco do nosso site!

Posts relacionados