Por que comprar imóvel em Portugal? Confira 5 motivos!

6 minutos para ler

Comprar imóvel em Portugal pode ser uma ótima opção para quem busca investir no mercado imobiliário. Além disso, para quem deseja morar na Europa, adquirir um imóvel no país facilita bastante o processo para tornar esse sonho uma realidade. Isso acontece tendo em vista que se pode adquirir o Visto Gold para estrangeiros dessa maneira.

Para adquirir esse visto, é necessário realizar um investimento imobiliário a partir de 500 mil euros em um município do interior de Portugal ou em região autônoma dos Açores ou da Madeira. Ou seja, não adianta investir em uma metrópole, como Lisboa ou Porto.

Essa concessão acaba sendo um incentivo para levar mais pessoas para outras regiões, como Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viseu etc. Vale ressaltar que, com o visto, pode-se morar e trabalhar em Portugal e circular pelos países que compõem a União Europeia.

Para saber mais sobre por que comprar imóvel em Portugal, continue conosco e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Qualidade de vida na Europa

Morar em Portugal significa usufruir de muitos benefícios diariamente, como:

  • ter mais segurança para andar nas ruas;
  • contar com os transportes públicos para levar onde você pretende ir;
  • contar com ensino gratuito de qualidade para os seus filhos;
  • ter acesso à saúde de ponta;
  • custo de vida baixo (um dos menores da Europa).

É importante ressaltar que Portugal é um dos países mais seguros do mundo. Isso faz com que esse destino seja muito interessante para diversas pessoas que querem fugir da violência de suas cidades, como as das grandes metrópoles do Brasil.

Essas pessoas buscam mais tranquilidade e segurança para si e seus filhos. Desse jeito, investir no mercado imobiliário português pode ser a solução de quem procura um lugar que proporcione bem-estar, tranquilidade e qualidade de vida para a família.

2. Não é preciso aprender um idioma novo

Um fator que faz com que Portugal seja um local bastante atrativo e desejado para os brasileiros que sonham em morar fora do país está justamente na falta de barreira linguística, tendo em vista que todos lá falam português europeu, que é bastante similar ao português brasileiro.

Desse modo, a adaptação no país será mais simples, o que torna esse destino muito mais interessante do que a Inglaterra, a Alemanha ou a França, por exemplo, já que seria necessário aprender outra língua para se inserir na comunidade ou conseguir um emprego nesses locais.

 3. Oportunidade de trabalho

Como mencionamos, ao adquirir um imóvel a partir de 500 mil euros em uma região do interior de Portugal, é possível conseguir o Visto Gold para estrangeiros. Esse visto permite que a pessoa resida e trabalhe em Portugal e circule pela União Europeia. Logo, será mais fácil encontrar um emprego na sua área, caso você tenha interesse em se mudar para esse país.

Lembre-se de que chegar no país com a sua situação legalizada traz muito mais benefícios, principalmente para quem busca criar uma carreira profissional de sucesso no exterior.

4. Forte demanda

No ano de 2019, cerca de 17% dos Golden Visa emitidos por Portugal foram para brasileiros. Além disso, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 90% dos vistos concedidos foram para aqueles que adquiriram um imóvel no país. Ou seja, há uma grande procura de quem quer investir no mercado imobiliário nesse local.

Isso significa que haverá sempre uma boa oportunidade para a sua situação, seja para a compra ou para a venda. No primeiro caso, você terá como pesquisar até encontrar uma oferta que reflita a sua situação econômica, satisfaça em relação a localização do imóvel e a infraestrutura do lugar. Já no segundo caso, se for de seu interesse se desfazer do imóvel, será fácil encontrar interessados para comprá-lo, tendo em vista a alta procura.

5. Diversificação da carteira de investimentos

Com o cenário mundial atual e tantas instabilidades em decorrência da pandemia do coronavírus, é necessário ter cuidado com os investimentos realizados. O ideal é ter uma carteira diversificada, justamente para evitar grandes perdas. Além disso, é importante realizar investimentos que sejam rentáveis em longo prazo, de forma que você aumente significativamente o seu patrimônio.

Hoje em dia, com a Taxa Selic a 2% ao ano, é complicado conseguir um investimento interessante em renda fixa, como CDBs, LCI e LCA, poupança, Tesouro Selic, entre outros. Com isso, é necessário procurar outros investimentos mais atrativos na renda variável, como no mercado de ações, nos fundos imobiliários, nas commodities (como o ouro e o câmbio de moeda), entre outros.

Renda variável e mercado imobiliário

A renda variável é considerada um investimento de alto risco por causa de sua volatilidade inerente e em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico e político mundial. Portanto, é importante diversificar a sua carteira e, atualmente, uma ótima possibilidade é investir no mercado imobiliário português.

A moeda usada em Portugal é o Euro, que é considerada forte e valiosa na economia. Logo, ao comprar um imóvel no país, você poderá alugá-lo e, com isso, receberá um rendimento mensal em Euro que ajudará em seu planejamento financeiro.

Além disso, também vale a pena cogitar o investimento em um imóvel em Portugal pensando em longo prazo. Ou seja, você pode utilizá-lo para moradia ou para locação durante alguns anos e, depois, vendê-lo por um preço maior do que o que você comprou.

Com o grande movimento de estrangeiros para morar em Portugal, por causa da segurança e da qualidade de vida presente no país, é comum que os imóveis valorizem cada vez mais em decorrência da alta procura por um lar no interior. Então, se você contar com um investimento desse tipo, em longo prazo será fácil revendê-lo e, assim, aumentar o seu patrimônio.

Viu como comprar imóvel em Portugal pode ser um ótimo investimento? Dessa maneira, você poderá usufruir das inúmeras vantagens de ter uma vida na Europa. Ao adquirir o seu imóvel, lembre-se de observar a localização, a infraestrutura do local e as opções de parcelamento. Com esses cuidados, fica muito mais fácil garantir a sua satisfação com o negócio firmado.

Posts relacionados