Como escolher um terreno para comprar no Rio de Janeiro?

6 minutos para ler

Construir uma casa pode ser muito desafiador se o local escolhido não possuir todos os elementos necessários para que a obra aconteça sem contratempos. Os recursos financeiros estão entre esses itens, mas existem outros fatores que podem impactar positiva ou negativamente no resultado final da construção, como o terreno escolhido.

Neste artigo, traremos algumas informações relevantes sobre como escolher um terreno no Rio de Janeiro, evitando problemas durante a construção da sua casa e no futuro. Está curioso para saber quais são essas dicas e informações? Continue a leitura e garanta a melhor escolha!

Primeiros passos para escolher um terreno

É importante iniciar este artigo explicando que escolher um terreno exige a análise de uma série de questões, porém, pode ser uma ótima opção para quem quer ter a casa própria.

Terrenos parecem ser investimentos fáceis de serem adquiridos e administrados, uma vez que a sua manutenção é barata e muito simples de ser feita. Diferentemente de outros bens, como carros, os terrenos não desvalorizam com o tempo — eles podem, inclusive, se tornar ainda mais valorizados. Também não sentem os impactos das mudanças no cenário econômico, climático ou político.

Logo, a decisão de comprar um terreno parece ser bem simples, mas não é. Isso porque ela exige uma série de análises, considerações e cuidados básicos, mas que podem evitar grandes problemas no futuro.

Por isso, um dos primeiros passos para escolher um terreno é pensar nos seus planos para aquele espaço. Pense no que deseja construir e nos elementos que são importantes para você, como localização, vizinhança, vista, proximidade ao centro da cidade etc.

Dicas de como escolher um terreno no Rio de Janeiro

O processo de escolha e compra de um terreno é totalmente diferente do que o de um apartamento ou de uma casa já construída. Mesmo parecendo ser mais simples — por se tratar apenas de um pedaço de lote —, essa tarefa exige cuidados e muita atenção aos detalhes.

A compra de um terreno começa com a análise, e é um investimento para quem tem o desejo de construir uma casa ou um empreendimento. Para evitar problemas, separamos, a seguir, algumas dicas de como fazer essa escolha de forma acertada.

Solicite a documentação

Solicite a documentaçãoNão é por acaso que essa é a primeira dica. A documentação é uma das etapas mais importantes de todo o processo de escolha de um terreno, pois costuma ser a que mais dá problemas.

Por isso, antes de oficializar a compra, solicite os documentos para análise. Veja a situação da matrícula no cartório de registro de imóveis: nela, é possível conferir todo o histórico do imóvel, inclusive as suas licenças.

É essencial analisar o tipo de licença disponível, para ver se o que você deseja construir no local está de acordo com as regras de construção. Se estiver, veja também as limitações, o tempo para as obras e as características ambientais.

Analise a infraestrutura e a vizinhança

Analise a infraestrutura e a vizinhançaAntes de bater o martelo em um determinado terreno, é bom se certificar de que ele está inserido em uma infraestrutura completa e uma vizinhança com bons serviços.

Verifique se existem postos de gasolina, alguma previsão de grandes construções nas proximidades ou até mesmo se o endereço escolhido recebe todos os tipos de serviços que você possa vir a precisar.

Analise a localização

Analise a localizaçãoEssa dica é essencial, principalmente se o objetivo para o terreno for construir uma casa para você e a sua família. Avalie a localização do terreno e veja se ele está inserido em um bom bairro.

Verifique os hábitos e o perfil dos moradores da região e se eles se encaixam com os da sua família. Os custos de comprar um terreno e construir uma casa são muito altos para se arrepender depois.

Saiba qual é a composição do solo

Saiba qual é a composição do soloQuando o assunto é obras, quanto mais se souber sobre o local, melhor. Portanto, procure saber todas as características possíveis sobre o solo dos terrenos que considerar comprar.

Alguns tipos de solos costumam ser mais problemáticos e dificultam o processo de construção, perfuração ou remoção de rochas, como é o caso dos pedregosos. Já os arenosos não são indicados para casas pesadas, com mais de um pavimento.

Vale também observar a existência de rios, nascentes e represas, ou até mesmo a possibilidade de o terreno estar dentro ou próximo de uma área de preservação ambiental.

Prefira terrenos planos

Prefira terrenos planosApesar de existir uma vantagem financeira em adquirir os terrenos que possuem declive ou aclive, opte sempre pelos planos. No fim das contas, mesmo que ele seja mais caro, acabará sendo melhor.

Pense que não adianta economizar no valor do terreno, se isso significar maiores gastos com movimentações de terra, aterros e estruturas de contenção e drenagem, além da necessidade de degraus, rampas etc.

Evite terrenos muito estreitos

Mesmo que o seu objetivo não seja uma construção grande, evite terrenos muito estreitos e compridos. Nesses casos, você terá problemas no momento de executar o projeto, pagará um IPTU alto e ficará com um terreno longo para fazer manutenções.

Tenha atenção à posição do sol

Tenha atenção à posição do solSaber se o terreno recebe luz solar e onde é a maior incidência é uma etapa importante de ser realizada antes mesmo da definição do projeto para aquele espaço. No Brasil, por exemplo, o lado norte é o que costuma receber maior luminosidade durante o dia. Logo, os terrenos que estão de frente para essa direção costumam ser mais valorizados no mercado.

Saber os pontos do terreno que recebem mais luz também contribui para o desenvolvimento do projeto de arquitetura. A recomendação é que os dormitórios fiquem para o nascer do sol, assim como a área externa ou da piscina.

Depois de ler todas essas dicas de como escolher um terreno no Rio de Janeiro, o que você acha de contar com a ajuda de uma imobiliária de qualidade para dar esse grande passo na sua vida? A 15000 Imóveis atua no mercado desde 2007, oferecendo serviços de avaliação, compra e venda de imóveis residenciais e comerciais. Tudo isso, com profissionais de qualidade e muita segurança.

Agora que já sabe como escolher um terreno, entre em contato conosco e veja como podemos ajuda você a realizar o seu sonho de ter um imóvel!

Posts relacionados