Saiba quais são os principais benefícios de comprar um terreno

6 minutos para ler

Ao adquirir um terreno próprio para a construção do seu imóvel, você precisa arcar com certas responsabilidades, mas também usufrui de vantagens muito interessantes. Além de ter total liberdade para criar a casa dos seus sonhos, por exemplo, você pode conduzir a construção aos poucos, conforme o seu orçamento.

Em suma, essa é uma excelente opção para quem preza por uma moradia confortável que proporcione segurança, privacidade e qualidade de vida para a família. E, neste artigo, veremos por quê.

Continue a leitura para entender quais são os principais benefícios de comprar um terreno e o que deve ser considerado na hora da compra!

Os maiores benefícios de comprar um terreno

Ao comprar um terreno, pode-se usufruir de muitas vantagens no que tange o planejamento da construção que será realizada e a forma como ela será executada. Como veremos a seguir, isso envolve desde o tempo de duração da obra e um controle maior do orçamento até a escolha dos materiais de acordo com o seu gosto.

Possibilidade de definir a planta conforme as suas necessidades

Uma das maiores vantagens de adquirir um terreno é que isso possibilita a construção de uma casa que segue as suas preferências. Em outras palavras, a planta do imóvel será projetada para suprir os seus desejos e necessidades particulares.

Isso é algo muito difícil de alcançar quando se adquire um apartamento ou casa já pronta. Afinal, para modificar detalhes estruturais seria preciso gastar ainda mais dinheiro com a obra, além de estudar a planta da construção para saber se essa reforma é viável ou não.

Portanto, começar a obra já seguindo uma planta personalizada é uma grande vantagem, pois aumenta consideravelmente as chances de satisfação com o resultado, já que tudo será decido e aprovado por você previamente.

Mais economia durante a construção

Outro grande benefício de comprar um terreno para construção é que todo o controle com os detalhes da obra, o projeto da planta e os materiais que serão utilizados na construção também resultam em um controle maior sobre o seu orçamento.

Apenas como exemplo, podemos citar a utilização do piso de cimento queimado no ambiente da sala de estar. Esse tipo de piso segue uma decoração em estilo industrial (que é uma grande tendência atualmente) e economiza bastante no material utilizado, já que é mais barato do que um porcelanato, por exemplo.

O dinheiro que será poupado com esse controle pode ser aplicado em outras partes da construção da casa, como uma piscina, uma sauna, uma área de academia ou outra opção que siga uma necessidade sua.

É importante ressaltar, no entanto, que a qualidade nos materiais ainda deve ser sempre a prioridade. O seu objetivo deve ser construir uma casa que seja resistente, segura e durável, então, se usar apenas materiais baratos, provavelmente precisará de reparos em pouco tempo. É o famoso “barato que sai caro”.

Controle direto sobre o cronograma da obra

Ter o seu terreno próprio significa que você é quem controla todo o cronograma da obra e como ela será executada, respeitando assim a sua disponibilidade temporal e financeira. Se for preciso, por exemplo, você pode construir a casa aos poucos sem que haja prejuízos para os seus planos e compromissos — como uma viagem a trabalho, o período de férias em família, entre outros.

Da mesma forma, é possível construir a casa toda (com quartos, sala de estar, cozinha e banheiros) de uma vez e deixar para fazer a obra da garagem, do jardim ou da piscina no futuro, quando você estiver mais folgado financeiramente ou com mais tempo para se dedicar a esse tipo de projeto. Enfim, você usufrui de mais liberdade para fazer cada detalhe do seu jeito, de acordo com a sua agenda.

O que levar em consideração na hora de adquirir um terreno

Na hora de adquirir o seu terreno, alguns fatores devem ser bem analisados para garantir a sua satisfação com o negócio e evitar dores de cabeças no futuro. Vejamos, então, quais são eles.

Avalie a localização

Avalie a localização

É fundamental estudar a localização do terreno. Veja, por exemplo, se ele está perto do comércio principal, como supermercados, farmácias, padarias, restaurantes etc. Analise também a que distância ele está do acesso a transportes públicos e do seu trabalho.

Confira se há escolas boas na região, para os pequenos, e opções de lazer e atividades físicas para toda a família. Nesse sentido, o ideal é contar com um local que proporcione contato com a natureza, promovendo o máximo de bem-estar e qualidade de vida a que a sua família tem direito.

Por fim, é preciso analisar ainda a questão da segurança no bairro e região. Levando tudo em consideração, você poderá tomar uma decisão consciente e que seja melhor para o seu contexto.

Observe a incidência solar

Observe a incidência solar

Conferir onde o sol nasce e onde ele se põe é muito importante para determinar o posicionamento da casa que será construída no terreno. Com isso, você pode criar um projeto que aproveite ao máximo a luz solar, o que se reflete diretamente na economia de energia elétrica.

Esse estudo também é essencial para construir a piscina no local mais apropriado, por exemplo, ou planejar uma horta ou jardim.

Procure informações sobre a qualidade do solo

Procure informações sobre a qualidade do solo

É fundamental avaliar ainda a qualidade do solo, para saber se o seu tipo de construção é indicado para o terreno em questão.

Por exemplo, terrenos que ficam perto de rios e lagos possivelmente sofrerão com enchentes e alagamentos em épocas de chuvas intensas. Logo, será preciso criar uma fundação capaz de resistir à umidade, o que tende a elevar o valor da construção. Ainda será preciso saber se há aterros sanitários no local, pedras no interior, lençóis freáticos etc. Tudo isso influenciará a elaboração do projeto mais adequado da sua fundação.

Para evitar erros e dores de cabeça, o mais recomendado é contar com a prestação de serviço de uma construtora qualificada, que seja capaz de realizar o teste de sondagem do solo com precisão. Por fim, procure a orientação de uma imobiliária de sua confiança, que lhe oriente a tomar a melhor decisão possível para você e a sua família. Com certeza, o resultado será muito recompensador!

Então, gostou de entender melhor os benefícios de comprar um terreno? Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Posts relacionados