Muitas pessoas não sabem se vale a pena investir em um apartamento antigo, uma vez que ele pode ser a melhor alternativa quando comparado com os benefícios proporcionados por uma edificação de construção recente.
É preciso ter em mente que, antes de fechar qualquer negócio, é importante analisar alguns pontos a fim de realizar uma aquisição que traga mais contentamento do que dores de cabeça a longo prazo. Veja quais são as suas preferências com o imóvel, se você quer prezar pelo tamanho do local para proporcionar mais conforto, bem-estar e qualidade de vida para a família.
Confira também a localização e a infraestrutura do apartamento antigo. Além disso, certifique-se a respeito do que seria preciso fazer em relação à reforma para deixar o local adequado para a moradia. Com isso, pode-se realizar um planejamento financeiro consciente.
Para conferir as desvantagens e vantagens de adquirir um apartamento antigo, acompanhe a leitura deste post e tire as suas dúvidas agora mesmo!
Quais são as desvantagens de optar por um apartamento antigo?
Ao adquirir um apartamento antigo, é importante observar alguns pontos negativos que esse tipo de imóvel pode oferecer. Desse modo, é possível ter conhecimento dos eventuais problemas que precisem de conserto, o que demandará um planejamento de orçamento.
Com isso, será preciso planejar não só a forma de pagamento do imóvel em si, mas também a obra para melhorá-lo a fim de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para a família.
Projetos ultrapassados
É comum que o prédio antigo tenha um projeto ultrapassado para a vida moderna. Por exemplo, ele pode não contar com um elevador, o que pode ser uma grande dor de cabeça no dia a dia da família. Também pode ser que você tenha que pensar no reposicionamento e no aumento da quantidade de tomadas pelos ambientes do apartamento.
Afinal, hoje em dia, é preciso carregar o celular, o notebook e o tablet da criança, muitas vezes ao mesmo tempo. Além disso, a cozinha também precisa contar com mais tomadas para que o seu uso seja bastante funcional durante o dia, devendo comportar diversos eletrodomésticos, como fogão, geladeira, freezer e micro-ondas.
Problemas no encanamento
O prédio antigo costuma ter encanamento de ferro, que, ao longo do tempo, apresenta muitos problemas por causa da ferrugem em sua superfície. Com isso, ao ligar a água quente, é comum que ocorra o rompimento do cano, causando um vazamento que pode trazer prejuízos em sua casa — ou, pior, na casa de um vizinho.
Portanto, ao adquirir um apartamento antigo, tenha em mente que é possível que você tenha problemas no encanamento. Nesse caso, a melhor solução seria realizar uma reforma a fim de trocar o encanamento por peças mais modernas e resistentes.
Quais são as vantagens de optar por um apartamento antigo?
Por outro lado, o apartamento antigo também tem alguns benefícios a oferecer a quem o adquire. Por isso, é importante criar um quadro em que conste os prós e os contras do imóvel que seja de seu interesse. Dessa maneira, pode-se fazer uma escolha consciente e que traga muitas felicidades a longo prazo a todos os envolvidos.
Menos barulho
Os imóveis antigos têm uma planta maior, o que reflete em uma construção que usa paredes e lajes com uma espessura grande. Consequentemente, os moradores do local conseguem usufruir de mais silêncio, privacidade e tranquilidade no dia a dia, uma vez que entra menos barulhos da rua e dos vizinhos em casa.
Com isso, pode-se ter mais qualidade de vida, pois será mais difícil que você se incomode com a poluição sonora, como os sons do trânsito no horário do rush. Além disso, você terá mais liberdade dentro de casa para escutar música em uma altura um pouco mais alta, para assistir a filmes em home theater e brincar com as crianças sem precisar conter os sons que elas façam, seja rindo ou falando alto, pois, dificilmente, o seu barulho incomodará os vizinhos.
Maior potencial de valorização
É muito mais fácil encontrar uma construção antiga em uma localização privilegiada do que uma nova. Desse modo, os imóveis antigos tendem a ter um potencial de valorização maior, uma vez que estão situados em locais de grande procura, como os grandes centros.
Além disso, eles costumam estar perto das vias principais da cidade, do comércio, das instituições de ensino e dos meios de transportes, entre outros atrativos que são fundamentais para o bom funcionamento da rotina no dia a dia. Com isso, comprar um imóvel antigo se torna um grande investimento a longo prazo.
Mais espaço para toda a família
Os imóveis mais antigos costumam ter um tamanho maior, já que, antigamente, prezava-se por apartamentos mais espaçosos e com o pé direito alto. Assim, será mais fácil encontrar uma edificação antiga de 2 a 3 quartos em uma localização privilegiada do que um imóvel novo tão espaçoso no mesmo local.
Tenha em mente que, atualmente, é mais comum que os apartamentos sejam menores e mais numerosos em quantidade por andar. Isso acontece tendo em vista a grande procura na sociedade por imóveis, principalmente nas metrópoles.
Desse modo, diante da necessidade de abrigo, há uma demanda que faz com que a maior quantidade de apartamentos em um prédio seja mais comum do que a presença de poucos apartamentos por andar para que eles sejam mais espaçosos.
Logo, se você procura por mais espaço no imóvel a fim de proporcionar mais conforto e bem-estar a família, uma dica é procurar por um apartamento antigo. Lembre-se de conferir a sua localização e a infraestrutura da construção para não se arrepender do negócio posteriormente.
Com essas dicas, fica muito mais fácil investir em um apartamento antigo com consciência, não é mesmo? Lembre-se de que, ao fechar um negócio, é fundamental conferir se a documentação do imóvel está em dia, a fim de evitar problemas e dores de cabeça no futuro. Com esse cuidado, pode-se garantir a sua satisfação com o seu novo lar.
Agora que você já sabe qual é o melhor tipo de imóvel a investir, que tal assinar a nossa newsletter? Desse modo, você fica sempre por dentro de todas as nossas novidades. Não fique de fora dessa!